Da redação
São Paulo – O Rio Grande do Norte deverá ser sede de uma fábrica de aviões militares. Representantes da empresa Aero Vodochody, uma das mais tradicionais da Europa no segmento, assinaram, na última semana, protocolo de intenção junto ao governo local para a construção de uma unidade fabril no estado do Norte brasileiro.
A Aero Vodochody é originária da República Tcheca. É a maior fábrica de aviões de defesa do país. O protocolo para instalação da unidade no Brasil foi assinado no consulado checo, em São Paulo, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Marcelo Rosado, e o ministro da Indústria e Comércio da República Tcheca, Martin Rima, que chefiava uma missão ao país.
A Aero Vodochody pretende transferir a totalidade da sua tecnologia ao Brasil. "A fábrica será o projeto âncora para a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) a ser criada no futuro aeroporto de São Gonçalo", disse o secretário Rosado. O projeto da fábrica terá apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A iniciativa deverá ter ainda a participação de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo o consultor aeronáutico Carlos Alberto Andrade, que acompanhou as negociações do empreendimento, a fábrica do será tão grande ou maior que a Embraer, indústria brasileira de aeronaves de São José dos Campos, interior de São Paulo.
A Aero Vodochody respondeu, nos últimos 50 anos, por dois terços da produção mundial de jatos de treinamentos de pilotos. Ela produz aeronaves militares e também comerciais. Nos últimos 88 anos, desde que foi criada, ela fabricou 11 mil aeronaves, das quais 6,5 mil foram militares. Também produziu 150 helicópteros.
Segundo informações do site da empresa, nos últimos 30 anos, a Aero Vodochody faturou 90 bilhões de Czech Koruna (CZK), equivalentes a cerca de US$ 5,7 bilhões. As receitas com exportações ficaram em 50 bilhões de CZKs, equivalentes a cerca de US$ 3,1 bilhões.