Da redação
São Paulo – Os produtores brasileiros estão começando a colher a safra recorde de soja projetada para o Brasil neste ano. O município de Lucas do Rio Verde, um dos principais pólos brasileiros da cultura, que fica no Mato Grosso, está em plena colheita. Os produtores da região plantam a variedade precoce de soja, além da convencional. A produção nacional deve alcançar 54,9 milhões de toneladas nesta safra, um volume recorde para o país, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mesmo com redução de 7% na área plantada, a produção deve crescer 2,7% sobre a safra anterior, que alcançou 53,4 milhões de toneladas. E essa, segundo o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, é uma estimativa conservadora, o que significa que o volume produtivo pode ser ainda maior. A queda na área cultivada foi provocada, de acordo com o presidente da Conab, pela decisão dos agricultores de plantar somente nas áreas mais produtivas. Eles também estavam desestimulados pelos preços baixos da commodity, que estão se recuperando.
O Brasil deve exportar 24,9 milhões toneladas dos grãos de soja que produzir. Os demais 30 milhões devem ser consumidos no mercado interno nacional. O consumo nacional de óleo de soja está estimado em 3,2 milhões de toneladas e o volume exportado deve ficar em 2,2 milhões de toneladas. Também devem ser exportados, de acordo com estimativa baseada na produção, 12,5 milhões de toneladas de farelo de soja. Outros 9,1 milhões serão consumidos no próprio mercado brasileiro.
Município produtor
A região de Lucas do Rio Verde despontou, nos últimos anos, como uma das grandes produtoras de soja do Brasil. O município deve colher, nesta safra, 600 mil toneladas de soja, 40% deste total da variedade precoce. Lucas do Rio Verde tem área plantada de 200 mil hectares e uma produtividade de três mil quilos por hectare, 345 quilos acima da média brasileira, que foi projetada em 2,645 mil quilos. A colheita da variedade precoce plantada no município deve ser encerrada ainda neste mês de janeiro. A soja convencional começa a ser colhida em fevereiro.