Agência Sebrae
São Paulo – As exportações brasileiras de flores e plantas ornamentais cresceram 7,65% de janeiro a junho de 2006 em relação aos primeiros seis meses de 2005. No primeiro trimestre deste ano as vendas atingiram pouco mais de US$ 15 milhões. No mesmo período de 2005, o Brasil exportou US$ 13,9 milhões.
O levantamento foi realizado pelo consultor e engenheiro agrônomo Antônio Hélio Junqueira e pela economista Márcia da Silva Peetz, ambos da Hórtica Consultoria e Treinamento, de São Paulo. A base de dados utilizada pelos especialistas foi a da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Os principais mercados internacionais consumidores de flores e plantas ornamentais brasileiras continuam sendo a Europa, seguido da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Ásia (Japão, China, Hong Kong, e Tailândia), além da América Central, América do Sul e África.
Se os números forem separados por países, os principais compradores das flores e plantas brasileiras continuam sendo a Holanda, que absorve 50% das vendas externas brasileiras, seguida pelos Estados Unidos (21,29%), Itália (9,63%), Japão (4,94%) e Bélgica (4,41%).