Débora Rubin
São Paulo – O suco de laranja brasileiro é cada vez mais consumido pelos países árabes, sobretudo pela Arábia Saudita. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o volume de exportações do suco de laranja congelado mais que quadruplicou nos primeiros quatro meses de 2006, comparado ao mesmo período de 2005.
No ano passado, o acumulado dos quatro primeiros meses totalizou US$ 777 mil. Já neste ano, o número subiu para US$ 3,3 milhões, sendo que só a Arábia Saudita comprou US$ 2,2 milhões em suco. Os outros países da Liga Árabe que também compraram o produto foram a Argélia, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes, Líbano e Omã.
O quadro de exportação nos quatro primeiros meses de 2005 era completamente diferente. No início do ano passado, apenas Arábia Saudita, Argélia e Emirados Árabes compraram suco de laranja do Brasil. Apenas no mês de abril, a exportação pulou de US$ 307 mil em 2005 para US$ 1,2 milhão em 2006.
Esse aumento, segundo Michel Alaby, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, pode estar relacionado a algum problema de safra nos países vizinhos, Marrocos e Egito, produtores de laranja – mais ácida que a brasileira. Além disso, diz Alaby, os jovens árabes estão cada vez mais aderindo à tendência mundial de trocar os refrigerantes por sucos, em busca de uma vida mais saudável.
Já para o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, esse aumento não é tão significativo por se tratar de uma comparação de um período curto (apenas os quatro primeiro meses do ano). Ainda assim, Garcia ressalta que as vendas para os países da Liga Árabe vêm crescendo nos últimos anos.
Para ele, uma das razões é o aumento do turismo em muitos desses países e, com isso, a migração de hábitos ocidentalizados. "Uma grande vantagem é que o suco de laranja combina com a comida árabe", diz Garcia. Outra razão para o crescimento do produto por lá é o aumento do uso dos refrigeradores. Tanto as redes de supermercados como as próprias residências estão cada vez mais bem equipadas, prontas para armazenar o suco. Hoje, a Liga Árabe importa principalmente da Europa.
O Brasil é o maior exportador de suco de laranja, responsável por 53% do suco produzido no mundo e por 80% das exportações. O setor gera divisas de US$ 1,5 bilhão por ano. O maior comprador do produto brasileiro é a União Européia.