Da redação
São Paulo – Em uma área de 40,4 mil hectares, no Brasil, fruticultores trabalham pela melhoria da produção de frutas. Ele usam o sistema integrado de produção, que tem como objetivo a obtenção de um produto seguro e com alta qualidade. As frutas são produzidas num modelo que substitui insumos poluentes, com monitoramento dos procedimentos de rastreabilidade em todo processo, desde o campo até o consumidor final, respeitando as condições humanas de trabalho e o meio ambiente.
Em julho de 2005, o chamado sistema de produção integrada de frutas ocupava 35 mil hectares até julho de 2005. A produção atual chega a 1,1 milhão de toneladas, envolvendo, entre outras variedades, 60% da área cultivada com maçãs, 36% da área plantada com uvas e 35% de manga no pólo de fruticultura do Vale do São Francisco.
Os números fazem parte de um levantamento divulgado no final da semana passada pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.