Agência Sebrae
Brasília – O sucesso dos produtos de higiene pessoal, perfumes e maquiagens entre os brasileiros é realmente de se admirar. Há uma febre no mercado, principalmente comandada pelas mulheres e que repercute em um estrondoso negócio para empresários do setor. De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisas – Euromonitor 2005, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países de maior consumo de cosméticos do mundo, perdendo apenas para as grandes potências Estados Unidos, Japão e França. A tendência é que, em dois anos, o país alcance o terceiro lugar.
Os números no País confirmam. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) indicam que o setor apresentou um crescimento médio, sem considerar a inflação, de 10,7%, nos últimos cinco anos, passando de um faturamento líquido de R$ 7,5 bilhões, em 2000, para R$ 15,4 bilhões, em 2005.
Para o diretor-executivo da Abihpec, Manoel Teixeira Simões, o ramo da indústria da beleza aponta para um aumento da capacidade competitiva e para o desenvolvimento sustentável das empresas. "É um mercado muito dinâmico, com empresas de grande potencial. A proposta é criar ações para que as micro e pequenas empresas do setor possam se adequar às boas práticas de manufatura, se tornar inovadoras e criativas e, assim, serem grandes empresas no futuro", disse.
De acordo com a pesquisa, a crescente participação da mulher brasileira no mercado de trabalho, o aumento da produtividade, decorrente da utilização de tecnologia de ponta, os constantes lançamentos de novos produtos no mercado e o aumento da expectativa de vida, estão entre os principais fatores que têm contribuído para o crescimento do setor.
Segundo o levantamento, existem, hoje, no Brasil, 1.367 empresas atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, sendo que 15 empresas de grande porte, com faturamento líquido acima dos R$ 100 milhões, representam 71,7% do faturamento total. Do total de empresas no País, 98,8% são de empresas de micro, pequeno e médio porte.
Parceria produtiva
Parceiro dos proprietários de micro e pequenos empreendimentos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estuda a assinatura de um convênio com a Abihpec e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a implantação do plano de desenvolvimento setorial dos cosméticos. O objetivo é fortalecer e alavancar o setor com a ampliação da capacidade inovadora e a mudança do patamar competitivo das empresas de pequeno porte.