São Paulo – A última pesquisa realizada pelo Reputation Institute (RI), empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York, mostrou que as empresas brasileiras estão entre as mais respeitas do mundo. Das 200 selecionadas em 32 países, 10 são do Brasil, sendo que duas, a Petrobras e a Sadia, ficaram entre as cinco primeiras. “Do Brasil, 20 empresas foram selecionadas para a pesquisa e 10 delas entraram para o ranking”, afirmou a consultora do Reputation Institute no Brasil, Jussara Belo.
A pesquisa, que é realizada uma vez por ano desde 2006, revelou ainda que a Petrobras passou do vigésimo para o quarto lugar no ranking; a Sadia, que não estava no ranking no ano passado, ficou logo atrás da Petrobras, em quinto lugar. Dentre as 50 melhores empresas, ficaram a Votorantim (20º) e a Vale (28º). As demais empresas brasileiras listadas no ranking foram: Gerdau, Usiminas, Pão de Açúcar, Banco do Brasil, CSN e Embraer.
De acordo com Jussara, o estudo identificou a presença de um maior número de empresas dos países emergentes, como Brasil, Rússia, China e Índia. Em 2006, o número de empresas desses países entre as Top 200 era de 27, este ano passou para 61. “O estudo acaba sendo uma referência porque te ajuda a comparar uma empresa com outras do mundo todo”, disse a consultora.
Segundo ela, as avaliações são feitas pelo público-geral e por pessoas que conhecem as empresas. Dentre os aspectos avaliados estão: desempenho financeiro, liderança, produtos e serviços, cidadania, governança, ambiente de trabalho e inovação. A primeira empresa do ranking, a italiana Ferrero, ficou em primeiro lugar em todos os aspectos. “As avaliações são um composto de cada aspecto”, disse Jussara.
No caso da Petrobras, a empresa obteve 82,37 pontos, ficando 18,17 pontos acima da média mundial (64,2 pontos). Desde 2006, a Companhia apresentou um crescimento de 8,4 pontos. Na pesquisa deste ano, a avaliação do público destacou o desempenho da Petrobras nas categorias ambiente de trabalho, governança, cidadania e desempenho financeiro. Os resultados foram os melhores de uma empresa brasileira desde 2007.
O relatório divulgado pela RI do Brasil apontou que os resultados da pesquisa indicaram que as empresas nos mercados emergentes possuem maior grau de confiança do público do que as empresas das maiores economias do mundo. Outro fato verificado foi que no Brasil, Rússia, Índia e China, o vínculo emocional entre as empresas é mais forte do que nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e França. Este ano, também pode ser notado um aumento da importância dada pelo público a aspectos éticos, de transparência e cidadania.
De acordo com Jussara, o estudo tem como um de seus objetivos fornecer aos gestores um mapeamento da reputação de suas empresas a partir do ponto de vista do público-geral. No total, foram realizadas mais de 70 mil entrevistas durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Mais de 190 mil avaliações foram usadas para gerar resultados confiáveis e o número de empresas avaliadas em cada país é proporcional ao Produto Interno Bruto (PIB) de cada um.
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Reputation Institute
Site: www.reputationinstitute.com