Da redação
São Paulo – O Brasil deve dobrar as vendas externas de milho nesta safra para oito milhões de toneladas. Na colheita anterior, foram exportadas quatro milhões de toneladas. A informação é do coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sílvio Farnese.
De acordo com Farnese, o aumento da produção de etanol nos Estados Unidos, que é feito a partir do milho, é um dos motivos do crescimento das vendas. "Há um aumento de preço no mercado internacional resultante da maior demanda de milho para produção de etanol nos EUA, o que permitirá ao Brasil maior participação nesse mercado", disse.
Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que a área cultivada com o produto é de 13,4 milhões de hectares, o que corresponderá a uma produção 48,8 milhões de toneladas, 14,7% superior à última safra. Segundo Farnese a expansão na área cultivada pode ser creditada ao preço do produto. Já as condições climáticas contribuíram para o crescimento da produção.