Rio de Janeiro – O projeto Água Boa, desenvolvido pela diretoria de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu Binacional, está levando à feira internacional de produtos orgânicos Biofach, que ocorre na Alemanha entre esta quarta-feira (17) e o próximo sábado (20), cinco produtores orgânicos do Paraná.
A agricultura orgânica é um dos programas do projeto Água Boa, que Itaipu tem em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Gestão de bacias, educação ambiental, gestão de resíduos e coleta solidária são outros programas que a usina hidrelétrica desenvolve com seus mais de 2,4 mil parceiros, incluindo órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas.
O assessor da diretoria de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Zoltir Chiapetti, disse que além de diminuir os impactos ambientais existentes na região, o Água Boa objetiva também melhorar a qualidade de vida da população residente no entorno da represa, "pensando no bem estar da população e na permanência do pequeno produtor na propriedade, evitando o êxodo rural".
Uma das ações visa a promover a transição da produção convencional da agricultura familiar para orgânica. "Quando se iniciou esse programa, em 2003, tinha aproximadamente 90 produtores orgânicos na região. Hoje, nós temos 900, já trabalhando na produção orgânica ou em processo de conversão. E muitas associações de agricultores orgânicos se dando muito bem, porque a demanda tem aumentado muito", afirmou. O projeto desenvolve ações de capacitação que atingem 29 municípios da área de abrangência direta da usina.