Marina Sarruf
São Paulo – A carne bovina brasileira será promovida em Argel, capital da Argélia, neste final de semana. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai realizar um churrasco no domingo (18) para 250 convidados, entre empresários, autoridades do governo, importadores, representantes de frigoríficos e restaurantes. O evento será realizado no Hotel Sheraton.
"A Argélia é um excelente parceiro do Brasil. Queremos retribuir essa parceria e estreitar as relações", afirmou o diretor-executivo da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, que está em Argel. Segundo ele, o churrasco no país árabe faz parte do calendário de eventos da entidade. Essa é a primeira vez que a Abiec fará um churrasco na Argélia, mas no Egito, por exemplo, que é um dos principais importadores da carne bovina brasileira, já foram realizados três churrascos.
De acordo com Camardelli, o churrasco vai ser precedido por uma reunião comercial, que permitirá o contato direto entre os representantes de frigoríficos e importadores. Em maio deste ano as exportações brasileiras de carne bovina para a Argélia tiveram um aumento de 84,8% em relação ao mesmo período de 2005. Foram embarcadas US$ 24 milhões do produto em maio deste ano.
Segundo Camardelli, esse crescimento se deve à retomada das importações do produto, que foram embargadas por mais de 40 países no final do ano passado, quando alguns estados brasileiros registraram focos de febre aftosa.
O restaurante brasileiro que fará o churrasco na Argélia é o Barbacoa, tradicional churrascaria do país. Serão servidos cerca de 200 quilos de picanha, contra filé e filé mignon.