Kuwait News Agency*
Tóquio – A PetroChina, maior companhia petrolífera da China, está discutindo com a Qatar Petroleum a formação de uma joint-venture para construir uma usina petroquímica no país asiático, conforme informou ontem (05) a agência chinesa de notícias Xinhua.
Um estudo de viabilidade sobre a parceria já está em andamento. A quantia a ser investida pela PetroChina e a localização exata da usina ainda não foram definidas. A usina petroquímica tem conclusão prevista para 2013 e deverá ter capacidade de produção anual entre 700 mil e 800 mil toneladas na fase inicial.
A PetroChina também pretende construir uma refinaria com capacidade para 10 milhões de toneladas em Huludao, na província de Liaoning, no Nordeste da China. A petrolífera chinesa também pretende instalar uma refinaria em Cingapura.
A China é o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A Sinopec Corp., maior empresa de refino da Ásia e concorrente da PetroChina, também tem planos de construir uma refinaria e uma usina petroquímica em parceria com a Kuwait Petroleum Corp., a um custo mínimo de US$ 5 bilhões.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum