Kuwait News Agency*
Nova Délhi – O Catar vai aumentar o fornecimento de gás natural para a Índia, conforme anunciou o ministro indiano de Petróleo e Gás Natural, Mani Shankar Aiyar, após encontro com o emir do Catar, Hamad Bin Khalifa Al Thani.
O Catar já assinou acordo com a indiana Petronet LNG Ltd para o fornecimento de 7,5 milhões de toneladas de gás ao longo de 25 anos. "Quase 5 milhões de toneladas já foram importadas e agora pretendemos aumentar gradualmente e importar para mais 15 milhões de toneladas ao longo dos próximos dez anos. Um terço das importações de gás da Índia virão do Catar até 2010", disse Aiyar. De acordo com o ministro, o Catar se tornará o principal pólo de gás natural da região e o principal fornecedor da Índia, posição similar à Arábia Saudita em fornecimento de petróleo bruto.
O presidente da Petronet, Suresh Mathur, falou que esse aumento no fornecimento de gás do Catar servirá para atender a demanda crescente na Índia. O Catar começou suas exportações em janeiro de 2004. "Negociações para a próxima fase, para exportar 2,5 milhões de toneladas, estão em andamento entre a RasGas do Catar e a Petronet, e o fornecimento deve começar em junho de 2008", disse o emir Al Thani.
*Tradução de Silvia Lindsey