Da Agência CNI
Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Eurocentro, levou empresários da região Centro-Oeste do país para o Encontro de Negócios de Produtos Orgânicos e Naturais (Sana 2006), realizado na semana passada na Itália. Participaram da feira as empresas goianas Alca Foods, que produz cereais matinais; a Zuppani, fabricante de material de limpeza; a empresa de biotecnologia para pecuária, Firmasa do Mato Grosso do Sul; e o Centro Popular de Formação da Juventude do Distrito Federal.
De resultado, os participantes trouxeram a experiência de conhecer melhor o mercado consumidor europeu. Além disso, os empresários participaram de mais de 60 rodadas de negócios com representantes do mercado de produtos orgânicos, possibilitando oportunidades de parcerias, distribuição e transferência de tecnologia.
Segundo o diretor do Eurocentro Fieg, Eduardo Meirelles, Europa e América do Norte são os principais mercados consumidores de orgânicos. Entre os produtos primários classificados como orgânicos estão frutas, hortaliças, cereais, açúcar, mel, especiarias, ervas, azeites vegetais e seus derivados, alimentos para animais, carnes, derivados de leite e ovos, desde que sejam isentos de produtos químicos e certificados.
É justamente a falta de certificação que dificulta a comercialização desses produtos, principalmente das empresas goianas. "O mercado internacional exige a certificação, que vai desde a elaboração do produto, seu envasamento, embalagem, transporte e comercialização. Com um pouco mais de investimento na produção e, principalmente certificação de orgânicos, os produtores e as indústrias poderão ter o preço de seus produtos valorizados em média de 30% na exportação", explicou Meirelles.
O mercado mundial de produtos orgânicos está em franca expansão. Resultado da busca por um estilo de vida mais saudável e pelo aumento da preocupação em preservar o meio ambiente. Os produtos orgânicos têm, em média, de 20% a 30% de maior valor agregado e alguns chegam a valer mais de 100% em comparação com os convencionais.