Alexandre Rocha, enviado especial
Rio de Janeiro – O presidente da Venezuela Hugo Chávez disse hoje (18) que as conversas com o Brasil sobre o chamado Gasoduto do Sul estão avançando. “Os presidentes da PDVSA e da Petrobras têm avançado bastante no tema de trazer o gás desde a costa da Venezuela até aqui, passando primeiro por Pernambuco”, disse ele ao chegar no início da tarde ao hotel Copacabana Palace, no Rio, onde ocorre a Cúpula do Mercosul.
De acordo com ele, “o Brasil não precisa se preocupar porque todo o gás que o país necessita, principalmente as regiões Norte e Nordeste, está na Venezuela”. O Gasoduto do Sul é um projeto ambicioso de 8 mil quilômetros que, se levado adiante, trará gás da Venezuela ao Brasil e daqui para outros países sul-americanos.
Questionado se o “socialismo do século 21” – termo que ele mesmo cunhou na sua recente posse para um novo mandato como presidente, pode prejudicar o Mercosul – Chávez disse que não. “É o socialismo do século 21, ele persegue fortalecer a Venezuela e isso vai favorecer a união sul-americana, pois se uma parte se fortalece, o todo também”, concluiu.