Emirates News Agency
Abu Dhabi – A canadense SNC Lavalin foi autorizada a preparar os documentos para a licitação, avaliação e seleção da Fase I do Power Grid, projeto para a conexão das redes de distribuição elétrica dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). A licitação para parte do projeto deve começar no início do próximo mês.
A SNC Lavalin esteve envolvida no projeto desde a fase de conceituação e estudo de viabilidade, no começo da década de 1990, de acordo com o Khaleej Times. Desde o começo do ano, a Autoridade de Interconexão do GCC (GCCIA) contratou a SNC para serviços de consultoria no projeto. O novo contrato envolve a avaliação e seleção dos empreiteiros para a Fase I do projeto, de US$ 1,19 bilhões, a conexão das redes de energia do Bahrein, Arábia Saudita, Kuwait e Catar até o primeiro trimestre de 2008.
A segunda fase do projeto, que envolve a ligação das redes de energia dos Emirados Árabes Unidos e de Omã, já está em andamento. A terceira fase envolve a ligação de todas essas redes de energia em uma só, o que deve proporcionar uma enorme economia de energia.
As diferentes partes da Fase I abertas à licitação incluem a construção de seis subestações para linhas de transmissão de 400 kV, rede de cabos submarina e um centro de controle.
As empresas pré-qualificadas terão aproximadamente dez semanas para preparar suas propostas. A licitação deve começar no próximo mês e os primeiros contratos devem sair até o fim do primeiro semestre de 2005.
O GCCIA será responsável pela execução de contratos e pagamentos. Conforme o acordo do projeto, a Arábia Saudita terá 40%, o Kuwait 33,8%, o Catar 14,8% e o Bahrein 11,4%.