São Paulo – A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou nesta quinta-feira (27) que o comércio internacional de bens cresceu na maioria das principais economias mundiais. Segundo a entidade, as exportações e importações do G7 e dos Brics avançaram 2,1% e 0,9%, respectivamente.
O G7 é o grupo das sete maiores economia desenvolvidas, já os Brics são os principais países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A OCDE diz que o crescimento das exportações superou o das importações na maior parte das nações analisadas, como Reino Unido (3% contra 1,4%), Alemanha (2,4% e 1,1%), estados Unidos (1,7% e 0,4%), China (4,8% e 1,6%), Brasil (2,8% e 0,5%) e Canadá (0,7% e 0,5%).
Na Itália e na África do Sul as exportações cresceram enquanto que as importações caíram, ao passo que as compras avançaram mais do que as vendas externas no Japão e na França. Na Rússia as importações aumentaram e as exportações tiveram queda, e na Índia ambas as operações registraram recuo.
No acumulado de 2013, as exportações e importações do G7 e dos Brics avançaram 2,3% e 1,1%, respectivamente, sobre 2012. O crescimento do comércio foi maior na China (8%). O Pior desempenho ficou por conta do Japão, onde as importações caíram 6% e as exportações, 10%.