Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O volume de vendas do comércio varejista do país em setembro cresceu 1,4% e a receita 1,7%, em relação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esta foi a nona alta consecutiva na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo a pesquisa. Em comparação com setembro de 2006 o volume de vendas e a receita acumularam altas de 8,5% e 12,2%, respectivamente. As vendas cresceram 9,6% no acumulado do ano até setembro e 8,9% nos últimos 12 meses.
O economista do IBGE, Nilo Macedo, informou que das cinco atividades ajustadas sazonalmente, duas cresceram: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3%) e móveis e eletrodomésticos (0,1%).
Houve quedas nos setores de combustíveis e lubrificantes (-0,4%); tecidos, vestuário e calçados (-2,1%); e veículos, motos, partes e peças (-1,1%).
“O setor de supermercados foi favorecido principalmente pela antecipação da metade do décimo terceiro dos aposentados. O que vai acontecer é que em dezembro essa influência vai ser menor em comparação a anos anteriores”, informou Nilo Macedo.
O segmento com a maior expansão no ano foi móveis e eletrodomésticos (20,1% no volume e 21,0% na receita), seguindo por veículos e motos, peças e partes (15,8% e 20,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,5% e 15,9%); tecidos, vestuário e calçados (6,4% e 9,8%); e combustíveis e lubrificantes (1,9% e 1,3%).