Da redação*
São Paulo – A fabricante italiana de bolsas, malas e acessórios de luxo Mandarina Duck abriu sua primeira loja exclusiva no shopping center Wafi City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A informação foi divulgada pelo site árabe de notícias MENA Report.
A companhia, que só tinha seus produtos disponíveis na região em lojas de departamento, fechou um acordo de franquia e distribuição exclusiva com a empresa Euroluxe. Fundada em Dubai em 1997, a Euroluxe distribui marcas de luxo no Oriente Médio e Subcontinente Indiano.
Famosa na Europa e na Ásia, a Mandarina Duck tem uma rede de distribuição de 110 lojas exclusivas e mais de mil lojas multimarca. A empresa gera 600 empregos diretos e 1,1 mil indiretos. Esse número deve crescer em virtude dos constantes projetos de abertura de franquias da companhia. Os Emirados Árabes Unidos são a porta de entrada para o Oriente Médio.
"Este é o momento ideal para lançar a Mandarina Duck na região. O setor varejista do Oriente Médio está em rápida expansão, principalmente os segmentos de bagagens e artigos de luxo. Os Emirados Árabes Unidos têm uma localização ideal e são um dos maiores pólos de lazer e negócios do mundo. Viajar é hoje mais uma necessidade do que luxo e isso aumenta a demanda por bagagens de mão", disse Xavier Bouin, diretor administrativo da Euroluxe LLC.
De acordo com estimativas, o varejo nos Emirados deve movimentar US$ 3,5 bilhões este ano. O crescimento do setor é impulsionado pela modernização das lojas existentes e a construção de enormes shopping centers, que abrem espaço para a entrada de novas marcas.
O setor varejista na região do Golfo Arábico cresceu em média 7,6% ao ano entre 2001 e 2005. Em 1985, havia na região menos de 20 lojas vendendo produtos internacionais. Atualmente são mais de 400. Existem no Oriente Médio cerca de 300 mil milionários, que contribuem para o faturamento do mercado de artigos de luxo. Esse mercado movimenta aproximadamente US$ 2 trilhões ao ano no mundo todo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum