Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A semana de negócios do Fashion Rio, que começa terça-feira (08) e segue até sexta-feira (11) no hotel Marina da Glória, no Rio de Janeiro, deverá receber mais de 100 compradores nacionais e internacionais. Entre os 31 importadores convidados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois são dos Emirados Árabes Unidos. “Não é a primeira vez que convidamos compradores árabes, mas é a primeira vez que convidamos essas empresas dos Emirados para o evento”, disse o assessor do Centro de Negócios Internacionais da Firjan, João Paulo Alcântara Gomes.
Os importadores árabes que foram convidados são distribuidores do Oriente Médio. Um deles é representante da empresa Sifico Fashion, que tem lojas em Dubai e representa mais de 100 marcas de roupas e jóias internacionais. O outro é do Americna Group, que representa diversas marcas e também é de Dubai. Segundo Gomes, a Firjan está apostando este ano em mercados não tradicionais, como o árabe e o asiático.
De acordo com Gomes, muitos importadores convidados foram indicados pelas próprias empresas que vão expor no evento e outros fazem parte de um estudo da Firjan de potenciais compradores. “No evento eles vão ter o primeiro contato com a moda brasileira para depois se tornarem compradores”, disse. Gomes afirmou ainda que muitos compradores que já foram trazidos ao evento pela Firjan em outras edições voltam por conta própria.
A semana de negócios vai contar com 80 expositores brasileiros, a maioria é do próprio estado do Rio de Janeiro. A expectativa da Firjan é de que o evento ultrapasse o valor de negócios gerados na última edição outono-inverno, realizada em janeiro do ano passado, que foi de US$ 14 milhões. Uma das novidades nesta 11ª edição do Fashion Business vai ser uma passarela para desfiles técnicos, por onde diversos modelos vão desfilar as roupas das grifes expositoras.
A mesma passarela vai funcionar também como auditório para palestras sobre diversos temas, como os principais desfiles internacionais realizados em 2007; as tendências primavera-verão 2009; e o pré-lançamento do caderno Perfil – Inspirações Verão 2008/2009, desenvolvido por pesquisadores de moda e designers do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de 12 estados brasileiros.
Pela primeira vez também, a semana de negócios de moda vai contar com uma versão da maior feira de cosméticos do mundo, que se muda de São Paulo para o Rio com novo nome: Cosmoprof Experience. A organização do evento espera atrair 10 mil pessoas, contra 9 mil visitantes em 2007.
Fashion Rio
Paralelamente ao Fashion Business, ocorre o Fashion Rio, que estréia hoje (07) às 19h com o desfile da marca infantil Lilica Ripilica. A 12ª edição do Fashion Rio, que vai ter 34 desfiles, segue até sábado (12). Entre as grifes estão Mara Mac, Colcci, Cantão, Drosófila, TNG, Alessa, Redley, entre outras. Uma das atrações mais esperadas da semana é ver a top model Gisele Bündchen desfilando para a Colcci no segundo dia do evento às 22h30.