Agência Brasil
Rio de Janeiro – A melhor avaliação dos brasileiros a respeito da situação atual da economia e também da expectativa para os próximos meses, elevou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) para 5,2%, de novembro para dezembro deste ano, ao passar de 114,3 para 120,3 pontos – o seu maior nível da série histórica iniciada em setembro de 2005.
Apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), órgão da Fundação Getúlio Vargas, o indicador é composto por cinco quesitos que fazem parte da Sondagem de Expectativa do Consumidor – que é realizada com base em amostragem de mais de 2 mil domicílios de sete das principais capitais brasileiras.
Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas indicam o Índice da Situação Atual (ISA) (o momento presente da economia), um dos quesitos avaliados, avançou 9,3% sobre novembro, alcançando 121,7 pontos – também recorde histórico. O Índice de Expectativa (IE), que diz respeito às projeções para o futuro, também foi o maior desde 2005, ao passar de 115,9 para 119,7 pontos.