Da redação*
São Paulo – O membro de Conselho de Shura Saudita, o órgão consultivo do rei do país, Muhammad Al-zalka, declarou que o Conselho vai convocar o Ministro das Finanças, Ibrahim Alassaf, e o governador do Instituto Monetário, Hamad Saud, em 10 de fevereiro, para discutir o atrelamento do real saudita ao dólar norte-americano e os planos do governo sobre o tema por causa do aumento da taxa de inflação. As informações foram publicadas hoje (28) no site da TV Aljazeera, do Catar, na internet.
Nos países do Golfo aumentou a discussão em torno do atrelamento ao dólar, que obriga os bancos centrais desses países a seguir a política monetária norte-americana de baixa na taxa de juros para incentivar o crédito e estimular a economia dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a medida aumenta a pressão inflacionária nas nações do Golfo.
O índice de inflação na Arábia Saudita chegou a 6,5% em dezembro de 2007, ou seja, a maior taxa dos últimos 16 anos, sempre segundo o site da Aljazeera. Isso foi provocado parcialmente pelo aumento dos preços dos produtos importados e pela desvalorização da moeda norte-americana.
A Arábia saudita pretende conter a alta da inflação através do plano de incentivo às importações de arroz e de leite em pó, que começou a vigorar no mês passado. As previsões apontam para uma taxa inflacionaria acima de 4% em 2008.
*Tradução de Saleh Haidar