Agência Brasil
Brasília – Em dois anos, o consumo médio de pescado no Brasil cresceu cerca de 30%, passando de 6,8 para 8 quilos per capita anuais. Nesta quarta-feira (14), o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), José Fritsch, lançou a 3ª Semana do Peixe, que tem o objetivo de estimular o consumo de pescado no país.
Fritsch afirmou que aos poucos o pescado está se tornando mais popular no Brasil. Ele citou como exemplo o que acontece em toda a Bacia Amazônica. "O consumo na Amazônia passa de 60 quilos de peixe por pessoa ao ano", disse.
Segundo o ministro, outras regiões do país contabilizam um consumo que a secretaria considera bom. "Na Bacia do Pantanal se tem também uma grande quantidade de consumo", observou. Ele lembrou também o mesmo perfil das áreas litorâneas e próximas do litoral, "onde quase todas as comunidades pesqueiras e os pequenos municípios consomem principalmente peixe".
Conforme relato de Fritsch, os estados onde o consumo ainda não é considerado expressivo são Goiás, Paraná, São Paulo, interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O ministro esclareceu que a secretaria está incentivando indústrias e frigoríficos a adotar uma nova lógica que contribua para a mudança de hábito, de modo que a população passe também a consumir peixe congelado.

