Agência Sebrae
Brasília – A L’Occitane é uma marca francesa de cosméticos com 28 anos de atividades. No início deste ano, lançou a primeira linha de produtos feitos fora da França, denominada Linha Brasil. O nome revela a origem das matérias-primas e o processo de produção que envolve comunidades da Amazônia.
Quatro protetores solares a base do buriti, cupuaçu e castanha do Pará, totalmente orgânicos e que utilizam filtros 100% minerais, foram apresentados no seminário Agronegócios e Inovação, promovido pelo Sebrae Nacional, em Brasília. “Todos os produtos são feitos no Brasil”, enfatizou Virginia Nicolaidis, representante da grife no País.
A jovem executiva falou que essa é a segunda experiência da L’Occitane no desenvolvimento de produtos com matéria-prima de outro continente. A primeira delas ocorreu na África, quando descobriu a manteiga de Karité, utilizada pelas mulheres na pele e cabelos. “A Karité se tornou o ouro das mulheres”, explicou Virginia. No início, o projeto da L’Occitane envolvia 400 mulheres, hoje são quatro mil, segundo ela.
A grife espera repetir o sucesso social e econômico conseguido na África no Brasil. “Estava faltando a linha solar em nossos produtos. A riqueza da biodiversidade e o lifestyle brasileiro nos atraíram”, revelou Virginia.