São Paulo – O balneário de Sharm El Sheikh, no Egito, sedia nesta quarta-feira (10) uma reunião de cúpula de três blocos econômicos da África sobre a criação de uma zona de livre comércio no continente. O encontro vai reunir representantes do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa), da Comunidade da África Ocidental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo informações da agência de notícias africana Panapress.
Fazem parte destes blocos 25 países: Egito, Eritreia, Malaui, Quênia, Etiópia, Ilhas Maurício, Ruanda, Ilhas Seicheles, Sudão, Djibuti, Uganda, Zâmbia, Zimbábue, Lesoto, Botsuana, Namíbia, Angola, África do Sul, Suazilândia, Moçambique, Tanzânia, Burundi, Ilhas Comores, República Democrática do Congo e Madagascar.
De acordo com a Panapress, estas nações representam 57% da população do continente. O porta-voz da Presidência do Egito, Alla Youssef, disse que a cúpula será marcada pela assinatura de um acordo constitutivo da zona de livre comércio entre os três blocos. O ato simboliza a primeira fase de negociações entre os blocos. Representantes dos governos envolvidos vêm se reunindos desde sábado no Egito, e nesta quarta-feira será a vez dos chefes de estado e de governo.
Os objetivos do tratado são, segundo a agência, o desenvolvimento econômico e social dos países membros, a criação de um mercado comum que permita a livre circulação de mercadorias, serviços e empresários, a promoção do comércio e a integração continental.