Isaura Daniel
São Paulo – As bolsas assinadas pela estilista brasileira Serpui Marie estão nas mãos de mulheres da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Líbano. A paulistana, que se tornou fornecedora de acessórios de luxo da alta classe no Brasil, começou há cerca de seis anos a conquistar também o público feminino árabe. As bolsas de Serpui já são vendidas em butiques de Beirute, no Líbano, de Jeddah e Riad, na Arábia Saudita, da Cidade do Kuwait, no Kuwait, e de Dubai, nos Emirados Árabes.
“As bolsas exportadas para lá são as mais enfeitadas, com brilho e desenhos”, explica a estilista. Seis butiques do mercado árabe compram os produtos da grife no showroom que ela mantém em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e também na feira Première Classe que ocorre duas vezes por ano em Paris, na França. Na primeira delas, no primeiro semestre do ano, é feito o lançamento da coleção outono-inverno, e na segunda, no segundo semestre, são mostrados os produtos para a primavera-verão.
A estilista Serpui entrou para o mercado de moda há cerca de 20 anos e começou a exportar há 14 anos. Além do mundo árabe, as bolsas criadas pela paulistana são vendidas no Japão, China, Estados Unidos e França. E além do showroom em Nova Iorque, Serpui vende seus produtos em um showroom no Japão desde o início deste ano.
Ela também participa de projetos de promoção de produtos brasileiros no exterior por meio de uma parceira entre a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), a qual pertence, e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex).
Sapatos
Apesar de exportar basicamente bolsas, Serpui também fabrica sapatos e acessórios de moda como bijuterias e lenços. Os demais produtos, porém, são exportados apenas esporadicamente. As bolsas são o carro-chefe da empresa. A estilista produz duas mil peças por ano, na fábrica que mantém em São Paulo, na Vila Madalena, e vende 85% da produção no exterior. No Brasil, ela possui uma loja, no Shopping Iguatemi, um dos mais luxuosos do Brasil, e distribui também os produtos em cerca de 30 butiques multimarcas.
O grande mercado de Serpui é o externo. A estilista acredita que o sucesso dos produtos fora do Brasil se deve às características exclusivas dos acessórios. “São diferentes do que normalmente se encontra, bem tropicais, bem brasileiros”, diz a paulistana. As bolsas de Serpui são feitas em uma gama ampla de cores e têm matéria-primas que vão desde o couro até a palha.
Serpui é autodidata na profissão. Descendente de armênios, ela descobriu o gosto pela moda quando começava a fazer seu doutorado em Bioquímica, na Universidade de São Paulo. E mudou o rumo da sua carreira. Hoje estrelas internacionais como a cantora Madonna, a modelo Gisele Bündchen, e as atrizes Meg Ryan e Jennifer Aniston são fãs das bolsas assinadas por ela.