Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Os produtos agrícolas estão entre os mais procurados por importadores no estande que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira mantém na Feira do Cairo, que começou na última terça-feira (18) e segue até a sexta-feira (28). De acordo com o analista de Desenvolvimento de Mercados, Jean Gonçalves da Silva, os egípcios que circulam pela mostra já chegam no estande com informações sobre o potencial do Brasil na produção agrícola, principalmente em áreas como carne, café e açúcar. Tanto que entre os produtos mais procurados estão alimentos como o açúcar e o café.
A demanda que chega ao espaço da Câmara Árabe na feira será trazida ao Brasil por Silva e pela analista de Comércio Exterior da entidade, Francisca Helena Nogueira de Barros, que também participa da mostra. No Brasil as demandas serão encaminhadas a empresas brasileiras das respectivas áreas. Segundo Silva, também outros produtos ligados ao agronegócio, como maquinário, são bastante demandados. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais da área. No ano passado, o país cultivou 46,21 milhões de hectares com plantações, o que rendeu uma produção de cerca de 131 milhões de toneladas de grãos.
A pauta de exportação do Brasil para o Egito já é liderada por produtos da agropecuária. O item mais exportado pelo Brasil para o país árabe no ano passado foi a carne. O terceiro foi o açúcar. Os mesmos produtos ocuparam o primeiro e o terceiro lugar na pauta, novamente, nos dois primeiros meses deste ano. A maioria dos que visitam o estande brasileiro na Feira do Cairo ainda não importa do Brasil, segundo Silva. “Três ou quatro já importaram. A maioria quer começar a importar e é de empresa de grande porte, que já compra de outros mercados mundiais”, explica o analista de Desenvolvimento de Mercados.
Francisca ressalta que outro segmento brasileiro que vem recebendo atenção dos importadores da Feira do Cairo é o de cosméticos. Nos dois primeiros dias de mostra, foram feitos cerca de 40 contatos promissores no estande da Câmara Árabe. Outros produtos que foram buscados, ontem, na mostra, foram equipamentos médicos, eletroeletrônicos, tubulações de PVC, veículos e suas partes. A entidade levou para a mostra material de divulgação de empresas e entidades brasileiras. A única companhia, porém, que tem representantes na feira, é a Starret, fabricante de ferramentas.
As empresas
De acordo com o agente da empresa no Egito, Mahmoud Ali, a Starret está na Feira do Cairo para abrir mercado no país árabe. Além de Ali, também está no Egito o gerente regional de exportações da Starret, Sérgio Teizen. Segundo Ali, a intenção é verificar quais são os produtos da empresa mais adequados para o mercado egípcio. Ele acredita que um dos itens que a Starret produz e que terá boa aceitação no Egito é a lâmina para serra de arco, já que é bastante usada no país árabe. “A Starret será competitiva no mercado daqui porque temos um produto de qualidade por um preço melhor que a concorrência”, explica Ali.
No estande brasileiro, além de catálogos e folders da Starret, há material promocional das empresas Salvapé Produtos Ortopédicos, Florus Cosméticos, Jackwal, de produtos para instalação de gás, e de entidades como o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira de Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) e Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

