São Paulo – A brasileira Embraer e a italiana AgustaWestland anunciaram nesta segunda-feira (21) a assinatura de um memorando de entendimentos para criação de uma joint-venture no Brasil. No documento, as empresas afirmam que a parceria tem por objetivo a produção, no País, de helicópteros da AgustaWestland com foco tanto no mercado comercial como militar da América Latina.
Em comunicado, o CEO da AgustaWestland, Bruno Spagnolini, afirma que o Brasil é importante para a sua companhia e que ter “presença industrial” no País irá ajudar a empresa a prosperar em um dos mercados que mais cresce no mundo.
“Estamos satisfeitos com a assinatura deste memorando de entendimentos com a Embraer e esperamos trabalhar em conjunto para estabelecer uma joint-venture no Brasil voltada à fabricação e comercialização de helicópteros”, afirmou Spagnolini no comunicado. O diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado disse que este é um passo importante que dá continuidade aos planos de expansão da empresa.
Diretor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins afirmou que a parceria é boa para as empresas e para o mercado brasileiro de aeronaves. “É um projeto construtivo, que pode render bons resultados, pois o mercado brasileiro tem uma demanda crescente e tem espaço para todas as empresas. Com o pré-sal, o País vai precisar cada vez mais de helicópteros. Essa parceria fará o mercado crescer e ter mais tecnologia”, afirmou Jenkins.
No comunicado, Embraer e AgustaWestland admitem que um dos focos desta parceria está em explorar as oportunidades que poderão surgir da exploração e produção de petróleo no pré-sal, na costa brasileira. A Petrobras já afirmou que vai precisar comprar novos helicópteros para suas operações em alto-mar.
“Estudos preliminares realizados pelas duas companhias mostram um grande potencial de mercado para helicópteros bimotores, de capacidade média, especialmente para atender as demandas apresentadas pelo mercado de óleo e gás. Outros setores-chave, tais como transporte executivo e o segmento militar, também mostram um potencial promissor. Os parceiros visam a estabelecer a joint-venture em poucos meses, tão logo seja alcançado o acordo final e obtidas as aprovações necessárias”, afirma o comunicado.
A AgustaWestland é uma empresa do grupo italiano Finmeccanica, que faturou 17,3 bilhões de euros em 2011, de acordo com o último balanço disponível da empresa. Já a Embraer obteve receita de R$ 9,8 bilhões e lucro líquido de R$ 156,3 milhões em 2011.
Atualmente a única fábrica de helicópteros do Brasil é a Helibrás, com sede em Itajubá, Minas Gerais. A companhia é controlada pela europeia EADS e acaba de ampliar suas instalações para atender uma encomenda grande das Forças Armadas do Brasil. Tanto a Helibrás quanto a AgustaWestland produzem equipamentos de médio porte.