São Paulo – A Embraer registrou prejuízo de R$ 171,6 milhões nas operações do quarto trimestre de 2011, mas lucro de R$ 156,3 milhões no acumulado do ano, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (21). Em 2010, o lucro líquido da companhia foi de R$ 573,6 milhões. A queda no lucro atribuído aos acionistas em 2011 foi de 72,7% em relação a 2010. Em teleconferência, o vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Paulo Penido Pinto Marques, disse que os resultados de 2011 foram prejudicados por provisões que a empresa fez para cobrir futuros gastos com renegociação de dívida da American Airlines. O aumento de gastos com a folha de pagamento também reduziu o lucro.
Em 2011, a Embraer entregou 105 jatos comerciais e 99 executivos e obteve receita de R$ 9,858 bilhões. Na comparação com 2010, a receita cresceu 5,1%. O total de pedidos firmes em carteira soma R$ 15,4 bilhões, pouco menos do que os R$ 15,6 bilhões registrados no acumulado de 2010. Em 2011, porém, a fabricante brasileira de aviões comerciais entregou 204 aviões. Em 2010, foram entregues 246 aeronaves.
Segundo Marques, a American Airlines opera 216 ERJ-145 financiados. No balanço, a Embraer afirma que “provisionou um total de R$ 583,2 milhões” no quarto trimestre para fazer frente a possíveis despesas relacionadas “às garantias financeiras e de valor residual emitidas quando do financiamento dessas 216 aeronaves”. Não fossem os gastos extras, disse Paulo, a empresa teria registrado um lucro maior e entregue aos acionistas as margens de lucro que havia projetado. A companhia norte-americana passa por processo de reestruturação, algo semelhante a uma concordata.
Ele disse que, mesmo com esses gastos extras, a saúde financeira da Embraer não será afetada. O executivo observou que o prazo médio de endividamento é de 4,8 anos e que o caixa da companhia é de US$ 2,1 bilhões. A dívida chega a US$ 1,7 bilhão. “Temos uma situação financeira bastante confortável.” Marques prevê manter em 2012 o desempenho de 2011.
“A correlação é grande entre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país e a demanda de tráfego aéreo e aeronaves. Vemos os primeiros sinais positivos nos Estados Unidos, e a Europa não está mais piorando. Sabemos da necessidade [das empresas] de adequar a frota ao tamanho correto [da demanda], o que tem gerado demanda estável pelos nossos aviões. Vemos este mercado permanecendo [nos níveis atuais], estamos bem condicionados com nosso produto para até crescer um pouco”, afirmou.
Não há uma região que responda por uma grande parcela das encomendas de 2011: a América do Norte comprou 20% dos jatos, o Brasil 17%, a Europa 25%, a região que compreende Ásia-Pacífico comprou 23% e o restante da América Latina, 8%. Já entre os segmentos em que atua, a empresa obtém 53,1% das receitas a partir da aviação comercial, 14,5% do setor de defesa e segurança e 29,9% da aviação executiva.
Supertucano
Marques disse, durante a teleconferência, que a Embraer pretende participar de uma nova licitação de compra de aviões da Força Aérea dos Estados Unidos. A empresa venceu, em dezembro, o uma concorrência de US$ 355 milhões para fornecer 20 aviões Supertucano aos norte-americanos. No entanto, a licitação foi suspensa após a contestação da concorrente Hawker Beechcraft. “A informação que temos é que o processo vai ser retomado e vamos analisar se vamos ou não participar do processo. Estamos confiantes na performance dele (do avião).”