Da redação
São Paulo – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurou hoje (4), em Campinas, a nova sede de Monitoramento por Satélite, que atua em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de gestão territorial para a agricultura e o agronegócio. Participaram da cerimônia de inauguração o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes e o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana.
A nova sede, com seis mil metros quadrados, vai permitir ampliar a equipe e a frente de atuação da unidade, que já tem assegurado um espaço operacional para projetos de gestão territorial em parceria com empresas do setor de etanol e biodiesel. O investimento total na obra foi de cerca de R$ 12 milhões.
A Embrapa Monitoramento por Satélite monitora a dinâmica das culturas, da pecuária e das florestas no território nacional; acompanha e mapeia a infra-estrutura agrícola e a expansão da agroenergia. Também colabora com projetos sobre biodiversidade em áreas agrícolas, monitoramento territorial da agricultura orgânica, do plantio direto e sistemas de gestão territorial para prefeituras municipais.
O novo centro conta com uma biblioteca especializada e três novos laboratórios: um de recepção de dados de satélite, um de pesquisas sobre biodiversidade em áreas agrícolas e outro destinado à governança territorial. Esse laboratório desenvolverá projetos para apoiar as políticas públicas, em colaboração com universidades dos Estados Unidos e Canadá e instituições internacionais, da União Européia e França.

