Agência Brasil
Rio de Janeiro – De acordo com dados divulgados ontem (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o emprego industrial caiu 0,4% em janeiro em relação a dezembro de 2007, na série com ajuste sazonal, o segundo resultado negativo consecutivo.
Na análise mensal, entretanto, o indicador é positivo, mostrando aumento de 2,8% comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo o IBGE, o resultado confirma uma trajetória de 19 taxas positivas seguidas, acumulando nos últimos 12 meses alta de 2,3%.
O IBGE ressaltou que essa é a maior taxa de ocupação industrial acumulada no período de 12 meses desde 2005, quando alcançou 2,4%. O crescimento no emprego industrial em janeiro foi influenciado pelos resultados positivos registrados por 12 dos 14 locais pesquisados.
O estado de São Paulo lidera a expansão do emprego na indústria, com alta de 4,7%. Já os destaques setoriais em janeiro foram máquinas e equipamentos (12,5%), meios de transporte (10,8%), produtos de metal (11,6%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12,5%).