Isaura Daniel*
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A HiTs Telecom, empresa da área de telecomunicações da Arábia Saudita, vai entrar no mercado nacional de telefonia móvel. Segundo matéria publicada no jornal saudita Al-Riad, a companhia criou a HiTs América, para atuar na América do Sul, e uma das suas primeiras ações foi a compra de participação na Unicel, empresa brasileira que tem licença para trabalhar com telefonia móvel na região metropolitana de São Paulo. Ela ainda não está em operação.
A Unicel confirma o negócio e explica que vai apresentar, nos próximos dias, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedido da aprovação da entrada do sócio. A HiTs tem como acionista a Almadina, empresa da área de investimentos e financiamentos do Kuwait, e segundo o presidente executivo da companhia, Mamdouh Al-Charbini, a empresa comprou 49% do capital da Unicel por US$ 62 milhões.
A HiTs América foi criada com capital inicial de US$ 100 milhões. De acordo com declarações de Al-Charbini ao jornal saudita, a empresa é a primeira árabe a ingressar no setor de telecomunicações do Brasil. A Unicel informa que o seu atual presidente, José Roberto Melo, continuará no comando da empresa e seguirá com 51% das ações. A HiTs poderá, porém, adquirir 75% do total dos ativos após três anos, segundo Al-Charbini.
Segundo o executivo da Almadina, a Unicel começará a operar em julho deste ano e terá como meta alcançar um milhão de assinantes em um ano de atividades. A empresa brasileira recebeu licença da Anatel para operar com telefonia móvel em fevereiro do ano passado. A Unicel estava justamente procurando um investidor para começar a operar. Ela chegou a negociar venda de parte do capital com a companhia aérea Gol.
O prazo da companhia para iniciar a oferta dos serviços, segundo informações publicadas pela imprensa brasileira, era o mês de julho deste ano. A promessa da Unicel, quando comprou a licença, foi de trabalhar com custos baixos e tarifas 40% menores que as da concorrência. A Unicel também tentou permissão para atuar no interior de São Paulo, mas quem ficou com a licença foi a Oi.
A saudita
A entrada da HiTs Telecom no Brasil faz parte da estratégia de expansão internacional da companhia saudita. A empresa também pretende investir pesado no mercado africano, onde fundou a HiTs África. Os planos da HiTs são estar em 10 mercados, ao redor do mundo, até o ano de 2011 e alcançar 12 milhões de assinantes. A HiTs foi fundada em 2002 e atualmente está entre as principais empresas de telecomunicações da Arábia Saudita.
A HiTs Telecom, segundo informações do seu site, detém o capital total de empresas como Qanawat, Qpay, HiTs Yemen Distribution, HiTs Egypt Distribution e HiTs África. Ela também detém 85% de outra empresa chamada 4Run e tem participação minoritária na HiTs Unitel e ITC. Todas atuam em telecomunicações no mundo árabe e africano. A Qanawat, por exemplo, é uma das maiores operadoras de celulares da Arábia Saudita.
*Colaborou Saleh Haidar