Alexandre Rocha
São Paulo – A Agrojet, de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, pretende mandar dois projetos de irrigação para um potencial cliente argelino na próxima semana. A empresa, que produz sistemas de irrigação, teve contato com um distribuidor de equipamentos agrícolas da Argélia durante a missão comercial que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, fez em novembro ao país árabe.
"Foi a nossa primeira participação em uma missão comercial e os resultados foram até maiores do que a expectativa que tínhamos", disse Thaiz Nohra Fernandes, gerente de exportação da Agrojet, que representou a companhia na viagem.
De acordo com ela, os dois projetos vão discriminar quanto custaria e quais seriam os equipamentos necessários para irrigar um hectare de pomar de frutas cítricas e a mesma área plantada com verduras.
"Na Argélia se planta bastante cítricos e eles perguntaram quais eram nossas especialidades. Eu disse que o Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja e nossa empresa vende muito para os produtores da fruta", declarou Thaiz.
O distribuidor argelino, segundo ela, trabalha com maquinário pesado e os dois projetos vão dar uma idéia da viabilidade econômica da venda de sistemas de irrigação no mercado local. A Agrojet domina todo o processo de produção, desde o projeto até a fabricação das peças utilizadas.
Negociação direta
Só recentemente a companhia decidiu buscar diretamente clientes no exterior, antes trabalhava apenas com tradings. Por meio de empresas de comércio exterior, ela conseguiu realizar negócios em Angola e no Uruguai. "Em Angola, por exemplo, o governo subsidia a compra de produtos brasileiros para uso na agricultura, então volta e meia eles encomendam algum acessório", afirmou Thaiz.
Com o trabalho próprio de prospecção, a empresa espera ampliar suas exportações. Além da Argélia, ela está de olho também no mercado da África do Sul. "Nós queremos diminuir a dependência somente no mercado interno, que é sazonal. Agora, por exemplo, estamos na entressafra e as vendas diminuem muito", declarou Thaiz.
Ao todo, 70 pessoas trabalham na companhia, entre engenheiros, técnicos, operários e pessoal administrativo. Ela foi fundada em 1993 e é especializada em sistema de irrigação para áreas de menor porte. Além dos laranjais, a Agrojet produz equipamentos para jardins, estufas, viveiros e pastagens.
Contato
Agrojet
Tel: +55 (18) 3909-1555
Site: www.agrojet.com.br