São Paulo – Um grupo de pequenos e médios empresários do estado de Rondônia participará de um workshop de capacitação em mercado árabe. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai dar o treinamento no dia 15 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho (foto acima), em uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, o objetivo é incentivar as pequenas e médias empresas do estado ao comércio com o mercado árabe. Ele lembra que Rondônia é produtora de alimentos como carnes, frutas e grãos, e comercializa gado vivo, segmentos que têm espaço no mercado árabe.
O workshop terá três partes, a primeira com uma introdução sobre os países árabes e seu mercado, a segunda sobre certificação e a terceira com apresentação de oportunidades no comércio com os árabes. “Vamos falar sobre regulamentação, certificação, como entrar nesse mercado”, diz a executiva de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, que dará o workshop com Alaby.
Para participar do treinamento na Fiero, foram selecionadas empresas preparadas para exportar e que têm o perfil indicado para vender para o mercado árabe. O grupo terá cerca de 20 companhias. Após cada tema tratado, haverá tempo para perguntas e respostas, com bate-papo entre os empresários e os representantes da Câmara Árabe.
Essa será uma experiência piloto e a ideia é que ela seja levada para outras unidades do Sebrae pelo Brasil. De acordo com Alaby, a Câmara Árabe pretende expandir suas ações para uma quantidade cada vez maior de regiões do Brasil. “Queremos desenvolver mais o mercado árabe para o Brasil, não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas e médias”, afirmou o diretor-geral.
O workshop começa às 08 horas, com café da manhã e networking. As apresentações e discussões ocorrem das 09 às 12 horas. À tarde ocorrerá um workshop no mesmo formato, com a parceria da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (Afrochamber), e os representantes da Câmara Árabe participarão do encontro e estarão à disposição para falar sobre os países árabes do Norte da África.