São Paulo – A diretora executiva do Food Export Council do Egito (FEC), Manar Nasr, teve uma reunião com o Grupo Pão de Açúcar na manhã desta terça-feira (08). O FEC participa pela primeira vez da Apas Show, feira do setor de supermercados que ocorre esta semana, em São Paulo. No encontro, a entidade representou 12 das 13 empresas egípcias presentes no pavilhão da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na mostra.
Nasr se mostrou otimista com o primeiro contato e está confiante de que os negócios irão se ampliar. “A Câmara Árabe tem nos dado um apoio fantástico para conseguirmos essas reuniões e esperamos fechar novos negócios aqui”, disse Nasr.
O Cônsul Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Elkhatib, esteve presente no estande árabe na Apas Show. Ele disse que, com o acordo de livre comércio Mercosul-Egito, os egípcios estão investindo mais nas exportações para o Brasil. “Ano passado trouxemos apenas duas empresas e, em 2016, apenas uma; esta é a feira mais importante do setor na região e, se tudo der certo, pretendemos trazer entre 20 e 25 empresas no ano que vem”, contou.
Empresas dos Emirados também contaram que tiveram reuniões pela manhã, como a Hunter Foods e a Chocodate, mas não quiseram divulgar maiores informações. O Cônsul dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Ibrahim Alalawi, esteve no estande da Câmara Árabe e disse ter se impressionado com o tamanho da feira. Esta é sua primeira visita à Apas Show, já que ele está no Brasil há apenas oito meses.
“Os produtos brasileiros são de alta qualidade e queremos levar mais deles para os Emirados; nossos produtos também estão tendo ótima aceitação pelos brasileiros na feira e, com certeza, ano que vem traremos ainda mais empresas do nosso país para a Apas Show”, declarou.
Sudão
A Santos Import & Export Enterprises é a primeira empresa do Sudão a participar da Apas Show. O diretor geral, Khalid Ombada, espera começar a exportar para o Brasil. “O Sudão é o maior produtor de goma arábica, hibisco e sene do mundo e queremos passar a exportar diretamente ao Brasil, que atualmente compra nossos produtos a partir de outros países, como da Europa e Estados Unidos”, explicou.
A goma arábica é utilizada pela indústria alimentícia como espessante e estabilizante para a produção de refrigerantes, bombons e balas. Já o hibisco é uma flor utilizada em chás e sucos, e frequentemente associada a dietas para emagrecimento, rica em vitaminas e fibras. A planta sene é usada em tratamentos para a constipação.
Ombada, que hoje vive no Sudão, morou por 12 anos no Brasil, fala bem o português e informou que sua empresa, além de vender produtos sudaneses no Brasil, compra produtos brasileiros como chuveiros elétricos da Fame e baterias Moura. “Também estamos buscando levar novos produtos ao Sudão.” Na tarde desta terça, Ombada se reuniu com Debora Lapa, gerente de exportação da Alibra, empresa brasileira de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, para conhecer os produtos e possivelmente começar a distribuir no Sudão.
No estande
Também presente no estande árabe da Apas Show está a Al Foah Company, que já tem distribuição no Brasil pela importadora Di Biase e Presbiteris. A representante comercial da importadora, Lucia Carlessi, informou que a marca de produtos à base de tâmaras de Abu Dhabi, nos Emirados, está no Brasil desde dezembro e espera aumentar a distribuição pelo País. A Al Foah exporta para 48 países e está presente no Brasil em Natal, Brasília, Bahia e Minas Gerais, além de São Paulo.
Do Egito, a Spice Home exporta para o Brasil há quatro anos e está pela primeira vez na feira supermercadista. O proprietário da empresa, Zidan Abdelaziz, disse que espera ganhar uma maior fatia do mercado varejista este ano. “Exportamos ervas e especiarias em grandes volumes para empresas brasileiras que compram em pacotes grandes e empacotam em embalagens menores para revender nos supermercados”, explicou.
O Líbano está representado pela empresa Maxifour, que produz e distribui produtos libaneses como pães, pastas, molhos, temperos e especiarias no mercado brasileiro. Eles têm uma loja física na zona sul de são Paulo, que conta também com restaurante, e uma fábrica no centro da capital paulista. Já distribuem para redes supermercadistas como o Grupo Pão de Açúcar, e com a Apas buscam expandir o mercado e ampliar a rede de distribuição para atender outros estados brasileiros.
“Temos uma boa participação no mercado em São Paulo, a gente vende para o Brasil todo, mas fora de São Paulo ainda somos dependentes dos estados comprarem, pela questão do frete; portanto na feira acreditamos que vamos conseguir abranger um público maior e conseguir encontrar supermercadistas que estejam dispostos a investir mais nos produtos da culinária árabe”, disse o gerente nacional de vendas da marca, Alex Manjabosco. Segundo ele, o carro-chefe da Maxifour são os pães, e estes são produtos que perecem rapidamente e que necessitam de uma logística especial para distâncias maiores.
A feira supermercadista Apas Show vai até esta quinta-feira (10) e o estande da Câmara Árabe fica na rua G-11, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. O endereço é Rua José Bernardo Pinto, 333, em São Paulo.