Kuwait News Agency*
Tóquio – Para aumentar suas receitas, grandes grupos empresariais japoneses estão correndo para garantir contratos de exploração de reservas de petróleo e gás natural no Oriente Médio, Rússia, Brasil e outras regiões.
A Marubeni, por exemplo, conseguiu concessão para explorar um campo petrolífero no Catar, enquanto a Mitsui e o grupo Sumitomo já demonstraram interesse em participar em um grande projeto de prospecção de gás natural no noroeste da Rússia. As informações são do jornal Nikkei Shimbun.
A Marubeni já detém os direitos de exploração em campos de petróleo no Mar do Norte, na Grã Bretanha, e no Golfo do México. Mas a medida em que sua produção nestes locais diminui, a empresa considera essencial garantir direitos no Golfo Arábico, onde a produção deve aumentar.
Mudando o foco de suas atenções para o desenvolvimento de reservas no Oriente Médio, no Norte e no Oeste da África, a companhia espera aumentar sua produção de 40 mil barris por dia, para 50 mil ainda durante o atual ano fiscal.
Já a Mitsui e o Sumitomo pretendem participar do desenvolvimento de um campo de gás natural no Mar de Barents, no noroeste da Rússia. Ao todo nove empresas fizeram propostas para o projeto, incluindo as norte-americanas Exxon Mobil e Conoco Phillips. A estatal russa de gás natural Gazprom, que gerencia o processo de licitação, deve selecionar os vencedores ainda neste ano fiscal.
Brasil
A Mitsubishi, a Mitsui, e a Sumitomo, entre outras, também fizeram ofertas para o ter o direito de explorar reservas de petróleo em águas profundas no Brasil, gerenciados pela Petrobras. O Japão e o Brasil firmaram um acordo para explorar os campos conjuntamente, durante o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, no Japão em maio. A decisão sobre quais empresas vão participar do projeto deve sair antes do final do ano.
O Japão está entre os maiores importadores de petróleo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.
*Tradução de Silvia Lindsey