Kuwait News Agency*
Tóquio – Cinco empresas japonesas ganharam uma concorrência para desenvolver seis campos de petróleo na Líbia, que tem o nono maior depósito de petróleo comprovado no mundo. Os contratos com as empresas Nippon Oil, Mitsubishi, Japan Petroleum Exploration Company, Teikoku Oil e Inpex representarão os maiores projetos petrolíferos do Japão desde que um grupo de empresas japonesas comprou concessões para o projeto Sakhalin da Rússia.
"Isso abre a possibilidade para maiores oportunidades de negócios", disse Teruo Omori, presidente da Nippon Oil Exploration. Cerca de 60 empresas de todo o mundo participaram de uma licitação por 26 campos de petróleo, incluindo marítimos e terrestre, aberta em Trípoli, capital da Líbia, no domingo (02).
Empresas japonesas ganharam os direitos pelo maior número de campos de petróleo. A estatal petrolífera da Indonésia Pertamina, assim como empresas da Índia e Rússia, também conseguiram contratos para exploração. A Líbia retomou os esforços para desenvolver os campos de petróleo após as sanções econômicas sobre o país terem sido levantadas.
Na primeira concorrência, em janeiro deste ano, grandes empresas norte-americanas ganharam concessões para 11 dos 15 campos oferecidos, enquanto empresas japonesas e européias não obtiveram nenhum. Na segunda rodada da licitação, as empresas japonesas e européias tiveram um desempenho melhor.
*Tradução de Silvia Lindsey