Da redação
São Paulo – Começa nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, a 13ª edição da Rio Oil & Gás Expo and Conference, mais tradicional feira do setor de petróleo e gás da América Latina. De acordo com informações da assessoria de imprensa do encontro, são esperados 30 mil visitantes e 800 expositores de 14 países.
Entre os expositores estão desde grandes empresas do setor, como Petrobras, Shell e El Paso, até pequenas companhias fornecedoras de produtos e serviços. Durante os seminários, o tema principal será o futuro da auto-suficiência do Brasil em petróleo, que foi atingida este ano. Vão participar palestrantes de 19 países.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização nacional da Indústria de Petróleo (Onip) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que organiza a mostra, vão promover rodadas de negócios entre 200 pequenas empresas de nove estados com a as grandes companhias da área. O Sebrae espera um volume de negócios superior a R$ 30 milhões.
Para as empresas de pequeno porte estão programadas ainda outras atividades. Cerca de 40 delas atuam com desenvolvimento de tecnologias da informação, de processos e de produtos e vão participar de um encontro de tecnologia da cadeia produtiva do petróleo e gás. O Sebrae vai promover também uma missão empresarial à feira com 300 micro e pequenas companhias.
Na conferência, serão abordados assuntos como exploração, produção e abastecimento; indústria petroquímica; gás natural; responsabilidade sócio-ambiental; e planejamento energético e regulação.
O evento vai ocupar 30,5 mil metros quadrados no Riocentro e termina na quinta-feira (14). A Rio Oil & Gas ocorre a cada dois anos desde 1982.