São Paulo – Foi inaugurada oficialmente na semana passada uma escolinha do Santos Futebol Clube no Cairo, capital do Egito. Segundo informações do time paulista, a inauguração contou com a participação de seu diretor de marketing, José Geraldo Gomes Barbosa, e do técnico das categorias de base, Antonio Lima dos Santos, o Lima, ex-jogador santista que atuou na década de 60 ao lado de nomes como Pelé, Pepe, Zito e Coutinho.
A escola de futebol, destinada a crianças e jovens de sete a 17 anos, é resultado de um contrato de licença de uso da marca assinado entre o Santos e a empresa Dutch-Egyptian Sports Investments (Desi), representada pelo ex-jogador egípcio Zakaria Nassef, que atuou nos dois principais times do país, o Al-Ahly e o Zamalek, e na seleção nacional.
Na prática a escolinha já vem funcionando desde o início do ano no Katamya Club, no Cairo. Segundo o coordenador de franquias das escolas do time brasileiro, Higor Nunes dos Santos, pelo acordo os egípcios pagam ao Santos uma taxa de licença e uma porcentagem do faturamento das mensalidades a título de royalties.
Em troca os santistas fornecem sua marca, know-how, por meio de manuais e treinamento de professores, e avaliações técnicas duas vezes por ano. A primeira dessas avaliações foi feita pelo técnico Lima na sua passagem pelo Cairo. De acordo com Nunes, o treinador identificou 10 garotos com potencial para jogar no Santos e eles deverão vir ao Brasil para uma avaliação mais profunda. Atualmente a escola tem 400 alunos.
Os egípcios procuraram o clube paulista com o objetivo de obter uma marca que pudesse competir com as de outras escolas existentes no país árabe, como Manchester United e Real Madrid. “Eles procuraram o Santos para concorrer com os outros”, afirmou Nunes. “Inicialmente não tínhamos idéia de estender as atividades ao exterior, mas a oportunidade apareceu e aproveitamos”, acrescentou.
O Santos tem um acordo semelhante com uma escola do Canadá, mais 20 franquias e uma unidade piloto terceirizada no Brasil. Segundo Nunes, o clube “gostou da brincadeira” e agora pretende desenvolver parcerias em outros países, sendo que já está de olho no Japão, México, outros países da América do Sul e, futuramente, quer chegar aos Estados Unidos.
De acordo com ele, ficou claro durante a negociação dos dois acordos externos que o Santos ainda tem uma imagem muito positiva no exterior, influenciada pelas lembranças da Era Pelé e, mais recentemente, pela revelação do atacante Robinho, que hoje joga no Real Madrid e na Seleção Brasileira.
História
O Peixe, apelido dado ao time da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi fundado em 1912 e é um dos mais tradicionais clubes do Brasil. O auge de sua fama internacional ocorreu na década de 1960, quando o clube conquistou por duas vezes o Campeonato Sul Americano e o Mundial Interclubes.
O maior astro do Santos foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que jogou a maior parte de sua carreira profissional no clube, de 1956 a 1974. O Rei do Futebol, de longe seu maior artilheiro com 1.091 gols, ainda é muito ligado ao time e faz parte de seu Conselho Deliberativo.
Além das conquistas internacionais, o clube foi oito vezes campeão brasileiro, duas na fase moderna do torneio, criada na década de 1970, sendo a última em 2004. Ele ganhou também 17 vezes o Campeonato Paulista, a última no ano passado.
Mais informações
Site: www.santosfc.com.br