Marina Sarruf
São Paulo – Em outubro deste ano a empresária e estilista brasileira Luana Soares pôde conferir que o biquíni brasileiro realmente faz sucesso até no mundo árabe. "No mês de agosto exportei 400 biquínis para um importador do Egito e em dois meses ele vendeu tudo", disse Luana, que há três anos criou a grife gaúcha Flor de Menta, especializada em moda praia.
Apesar da venda ao país árabe ter sido realizada através de uma trading, o importador egípcio já está com visita marcada para conhecer de perto a empresa brasileira em janeiro de 2007, quando virá a São Paulo para participar da Couromoda, feira do setor de calçados e acessórios. "Vamos negociar um novo pedido", disse. Além do Egito, a empresária já mandou amostras para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e espera começar a exportar no ano que vem.
De acordo com Luana, os biquínis embarcados para a região foram com a marca Flor de Menta e com a mesma modelagem padrão fabricada pela empresa. "Sinto que os árabes gostam e se identificam muito com o nosso produto. Para a maioria dos países que exporto preciso modificar os tamanhos", afirmou.
As exportações da empresa começaram no ano passado e hoje os produtos da grife já estão no Chile, República Dominicana, México, Estados Unidos, França, Portugal e África do Sul. Atualmente, a empresa, que conta com 20 colaboradores terceirizados, está com encomendas de cerca de 15 mil biquínis para serem entregues até o final do ano. Segundo Luana, entre 60% e 70% da produção é voltada para o mercado externo. "Faço um biquíni típico para exportação. Minha modelagem é comportada e nossos tamanhos variam do PP ao GG", disse.
Ao contrário da maioria das empresas, a Flor de Menta nasceu voltada para o mercado externo. "Começamos forte no mercado externo e agora estamos buscando consolidar a marca no Brasil", disse Luana, que em dezembro vai abrir uma loja em Xangri-Lá, praia no Rio Grande do Sul, em parceria com outras duas marcas, uma de roupas de ginástica e outra de lingerie.
Os contatos internacionais realizados por Luana também não foram feitos através de grandes feiras no exterior. A empresária conta que a cidade de Novo Hamburgo, sede da empresa, é um grande pólo calçadista do Sul do país e atrai muitos importadores. No entanto, com a queda das exportações de calçados, devida a valorização do real frente ao dólar, os importadores estão descobrindo novos produtos na cidade. "A confecção de biquínis por aqui é um novo nicho de mercado", disse.
Segundo Luana, o diferencial da Flor de Menta está na "brasilidade" e feminilidade das peças criadas por ela, que têm bordados, crochês, fitinhas e muitas cores. "A marca Flor de Menta passa a idéia de um produto com frescor, conforto e feminilidade. É para qualquer mulher se sentir bonita na praia", disse. Uma das novidades da grife é que em breve os biquínis vão ter também cheiro de menta o que vai agradar ainda mais.
Além de biquínis, a Flor de Menta conta com uma linha de acessórios, como saias, cangas, calças, batas, bonés, shorts, chaveiros, bolsas e chinelos. Os produtos da grife já podem ser encontrados em lojas em São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Contato
Flor de Menta
Tel. +55 (51) 3582-1427
Email: luana@flordementa.com.br
Site: www.flordementa.com.br