Da redação
São Paulo – Para promover a imagem do etanol brasileiro no exterior, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) assinaram hoje (25) um convênio que prevê investimentos de R$ 16,5 milhões até o final de 2009.
Os países da América do Norte, Europa e Ásia são os mercados-alvos do projeto, que pretende capacitar a oferta de etanol brasileiro, realizar estudos de inteligência comercial e fazer ações de promoção de imagem e de promoção comercial. A primeira realização do projeto é a abertura de escritórios de representações nos Estados Unidos, Bélgica e um país asiático a ser definido.
As ações do projeto vão beneficiar diretamente as 107 empresas associadas à Unica e 243 unidades processadoras do setor sucroalcooleiro localizadas em todo o país. Além disso, o projeto vai favorecer também a cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar, que inclui pesquisa em biotecnologia para novas variedades de cana, os fornecedores de insumos e equipamentos, produtores de cana, tradings, indústrias e prestadores de serviços.