Da redação
São Paulo – As exportações brasileiras de café renderam quase US$ 340 milhões em fevereiro, um aumento de 18,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A quantidade embarcada foi de 2.093.782 de sacas de 60 quilos, uma redução de 1,7% na mesma comparação. Os dados foram divulgados hoje (06) pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
A Organização Internacional do Café (OIC), segundo o Cecafé, informou que a participação do Brasil no comércio internacional do produto foi de 29,9% em fevereiro.
Nos dois primeiros meses do ano os embarques renderam US$ 690 milhões, 14,4% a mais do que no primeiro bimestre de 2007. Foram exportadas 4.353.736 de sacas, uma queda de 2,7%. De acordo com o diretor-geral do Cecafé, Guilherme Braga, o menor volume comercializado se deve a uma safra menor e a ampliação das receitas ocorreu por causa da valorização da commodity no mercado internacional.
Os principais destinos das exportações foram Alemanha, Estados Unidos, Itália e Bélgica e a maior parte da produção foi escoada pelo Porto de Santos.