Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – As exportações da indústria de equipamentos médico-hospitalares e laboratoriais Fanem aumentaram em 35% no ano passado. Segundo a diretora-executiva da empresa, Marlene Schmidt, o mercado árabe foi um dos responsáveis pelo crescimento. “É o nosso segundo maior mercado”, disse. A América do Sul é o principal destino das vendas externas da companhia.
De acordo com Marlene, a Fanem já conta com representantes exclusivos em diversos países árabes e exporta para Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Síria, Líbano, Jordânia, Tunísia, Bahrein, Catar, Egito, Marrocos, Argélia, Sudão, Iraque, Líbia e Iêmen. “Trabalhar com o mercado árabe é um prazer enorme”, acrescentou. Segundo a diretora, o aumento das exportações para a região fez com que a empresa contratasse um gerente regional na Jordânia para atender o mercado.
As exportações para os árabes começaram no ano de 2000. O primeiro contato foi feito em São Paulo, na feira Hospitalar. Em três anos, a Fanem já estava vendendo para sete países árabes. “Hoje, fico muito feliz em saber que os grandes hospitais de luxo de Dubai têm nossos produtos”, disse Marlene. Ela também se orgulha ao dizer que foi em incubadoras da Fanem que as sêxtuplas argelinas, que nasceram em 2006, ficaram internadas.
Os principais produtos embarcados para os países árabes são os equipamentos da linha neonatal, que inclui incubadoras, berços aquecidos e normais, aparelhos de fototerapia – para tratamento de luz, entre outros. Conforme a ANBA já noticiou, a empresa está estudando a possibilidade de abrir uma linha de montagem em algum país árabe. “A abertura de uma nova base iria facilitar as nossas exportações para a região”, afirmou Marlene.
Segundo a diretora, em 2008 a empresa vai participar novamente da Arab Health, feira de produtos médico-hospitalares realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Este ano também, a Fanem vai participar pela primeira vez de uma feira no Irã, que não é país árabe, mas está localizado no Oriente Médio, o que de acordo com Marlene também vai ajudar a ampliar as vendas para a região.
A meta da empresa este ano é passar a exportar para 100 países. Até novembro do ano passado, a Fanem exportava para 91, em 2006 eram 89 e em 2005, 60. Segundo Marlene, do total das exportações brasileiras de incubadoras e produtos neonatais, 95% são creditadas à Fanem, que tem sede em Guarulhos, São Paulo e emprega 300 funcionários. Os produtos da empresa desse segmento representam 18% dos equipamentos para bebês no mercado mundial.
Fundada em 1924, a Fanem foi pioneira na fabricação de equipamentos médicos. Suas exportações tiveram início na década de 70 e não pararam mais. Nos últimos seis anos, as vendas externas da empresa cresceram 240%. No ano passado, o faturamento da companhia aumentou 20%.
Contato
Fanem
Tel: +55 (11) 6972-5700
Fax: +55 (11) 6979-1575
Email: comercial@fanem.com.br
Site: www.fanem.com.br