Kuwait News Agency*
Tóquio – As importações japonesas de petróleo bruto do Kuwait aumentaram em 11,5% para 11,02 milhões de barris em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com um relatório divulgado essa semana pela Agência de Recursos Naturais e Energia do governo.
Em geral, as importações de petróleo bruto do Japão caíram 1,3% para 134,45 milhões de barris, após ter registrado um aumento de 7,6% em dezembro em comparação com o ano anterior.
Importações do Oriente Médio representaram 88,3% do total importado de petróleo pelo Japão, uma queda de 3% sobre o mesmo mês no ano passado, a primeira queda mensal em cinco meses.
A Arábia Saudita continua sendo maior fornecedor do Japão de petróleo, apesar das importações terem caído 2,4% para 40,40 milhões de barris, seguido dos Emirados Árabes Unidos, com 31,01 milhões de barris, também uma queda de 4,1%.
O Irã é o terceiro maior fornecedor de petróleo ao Japão, com 16,90 milhões de barris. O Catar ficou em quarto lugar com 12,50 milhões de barris. O Japão é terceiro maior consumidor mundial de petróleo bruto, atrás dos Estados Unidos e China.
*Tradução de Silvia Lindsey

