Alexandre Rocha
São Paulo – A 9ª edição da feira Negócios nos Trilhos, realizada na semana passada em São Paulo, reuniu 140 expositores, um aumento de 40% em relação à mostra anterior, realizada em 2004. Mais do que o aumento de participantes, o evento pela primeira vez teve a presença de expositores estrangeiros, vindos de países como Espanha, França, África do Sul, Índia, Alemanha es Estados Unidos.
"A feira está crescendo junto com o próprio setor ferroviário", disse à ANBA o coordenador da mostra e diretor-executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller-Gomes. A primeira edição ocorreu em 1998, após a privatização da malha ferroviária federal, no antigo hotel Hilton no centro da capital paulista.
Hoje ela reúne boa parte da cadeia do setor, desde os fornecedores de peças, passando pelas fábricas de vagões e locomotivas, até as operadoras do sistema ferroviário. "Ela hoje segue mais ou menos os mesmos moldes da uma feira da indústria automobilística, com os fabricantes de autopeças, as montadoras e os compradores", disse Gomes.
De acordo com ele, o índice de satisfação foi alto, pois os seis mil visitantes que passaram pelo Pavilhão Verde do Expor Center Norte nos três dias de evento eram pessoas ligadas ao setor em busca das novidades e de negócios. Segundo Gomes, cerca de 25% do espaço para a feira do ano que vem já foi reservado pelos expositores durante o evento deste ano.
Paralelamente à mostra, foi realizado o seminário "Encontrem" que reuniu profissionais de diversas áreas ligadas ao setor ferroviário. Um dos temas discutidos foi a necessidade de investimentos cada vez maiores em transportes para que o país possa crescer mais.
Ainda durante a feira, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) entregou o 2° Prêmio ANTF de Jornalismo, vencido pela ANBA na categoria website com a série de matérias "O Brasil nos trilhos", publicada em abril.