Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – O Grupo Fiat está investindo R$ 250 milhões na produção de motores na cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Parte dos recursos foi aplicada na compra da fábrica da Tritec Motors, situada no município, e que havia encerrado suas atividades em julho do ano passado. O objetivo é tornar a unidade de Campo Largo a maior produtora de motores para veículos da América Latina, revelou Franco Ciranni, superintendente da Fiat Power Technologies (FPT).
O anúncio da aquisição da planta da Tritec Motors e da ampliação da fábrica foi feito nesta quarta-feira (12). Além de Ciranni, a cerimônia teve a presença do vice-presidente da Fiat do Brasil, Valentino Rizzioli, e do governador do Paraná, Roberto Requião.
A nova unidade da Fiat no país vai produzir motores para os mercados interno e externo. Eles serão usados tanto por veículos da montadora italiana quanto de outras companhias. Além da compra da planta da Tritec, os recursos serão empregados no desenvolvimento de novos motores e tecnologias, no aumento da capacidade de produção e na capacitação dos funcionários.
Com a planta de Campo Largo, o Grupo Fiat passa a ter quatro fábricas de motores no Brasil, que produzem 700 mil unidades por ano. A meta é quase dobrar essa produção até 2010, para 1,2 milhão de motores, informou Ciranni. “Não estamos fazendo só a aquisição do terreno e da unidade industrial. Vamos desenvolver novas famílias de motores, investir em tecnologia, em capacidade e qualidade da nossa produção. A fábrica de Campo Largo será a maior produtora de motores da América Latina e a mais competitiva em nível mundial”, salientou o diretor da FPT.
De acordo com o executivo, já nos próximos dias será estabelecido um plano de reativação da fábrica. A previsão é de que até o final do ano as máquinas voltem a operar e, no início de 2009, a unidade passe a produzir motores novamente. O cronograma de investimentos da Fiat em sua nova unidade paranaense prevê a criação de 500 empregos diretos. Parte das vagas deve ser preenchida pelos funcionários que foram demitidos pela Tritec Motors.
Este não é o primeiro investimento da Fiat no Paraná. Na década de 90, a multinacional italiana comprou a fábrica de tratores New Holland, instalada na Cidade Industrial de Curitiba.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná