São Paulo – Os embaixadores árabes no Brasil vão participar nesta semana de uma missão ao estado de Goiás. A proposta da viagem, que ocorre entre 27 de fevereiro e 1º de março, é apresentar a 18 diplomatas as oportunidades de negócios que podem ser feitos com o estado de Goiás. O convite foi feito pelo governo goiano e a missão será promovida em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.
De acordo com o secretário de Assuntos Internacionais do governo goiano, Eli Chediak, esta é uma oportunidade de ampliar as relações comerciais. "O Brasil oferece hoje uma grande estabilidade jurídica e regulatória. Acreditamos que podemos ampliar com países ‘não tradicionais’ a parceria econômica, cultural e, no futuro, também política", afirma.
Para os três dias de visita estão agendados um encontro com o governador goiano, Marconi Perillo Jr. (PSDB), que irá fazer uma apresentação sobre as oportunidades de investimento em Goiás, uma visita à sede da organização Jaime Câmara, que é a afiliada da TV Globo em Goiás e no Tocantins, um seminário na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), visita à Pontifícia Universidade Católica de Goiás e um encontro com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). Da missão também participarão o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum e o diretor-geral da instituição, Michel Alaby.
Decano dos embaixadores árabes no Brasil, o palestino Ibrahim Alzeben afirmou que nesta visita a Goiás os embaixadores podem identificar oportunidades para seus países no Brasil. "Fazemos entre duas e três viagens pelo país por ano. Estas visitas ajudam os diplomatas a identificar oportunidades de negócios e reforçar as relações dos estados brasileiros com os países árabes. São encontros muito frutíferos”, diz Alzeben. Em outras ocasiões, os embaixadores visitaram Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Executivo de Relações Governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour observa que a missão pode mostrar aos goianos o que países árabes podem exportar para o Brasil. “Essa visita surgiu de um convite do governo goiano para promover o comércio e investimentos entre os países árabes e o estado de Goiás. O objetivo dos embaixadores também é aumentar as exportações para o Brasil”, diz Mansour.
Chediak observa que Goiás é um grande produtor de commodities e precisa de investimentos em diversos setores. Ele cita como exemplo o projeto do veículo leve sobre trilhos em Goiânia, orçado em R$ 1,3 bilhão, projetos de concessão de estradas, obras de infraestrutura no setor elétrico, em telefonia, tratamento de esgoto, saúde e educação. "Os árabes têm muita liquidez e estão investindo no mundo todo. Goiás e o Brasil precisam de investimentos para atender o crescimento. Os árabes podem fazer investimentos diretos no Brasil", diz.
Em 2012, o estado de Goiás exportou US$ 702,1 milhões aos países árabes, um crescimento de 44,3% em relação a 2011. Os principais produtos exportados pelo estado foram carnes, açúcares e cereais.