Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza hoje (16) o 124º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), cujo objetivo é estimular a participação das micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro na pauta de exportações brasileira.
“O objetivo é desenvolver a cultura exportadora”, destacou ontem (15) o secretário de Comércio Exterior (Secex) do ministério, Welber Barral.
Dados da Secex, referentes a 2006, mostram que, das 1.163 empresas fluminenses que operaram no comércio exterior, cerca de 80% eram de micro, pequeno ou médio portes. Em termos de valor, entretanto, esse conjunto de empresas respondeu por menos de 4% do total exportado naquele ano.
Welber Barral acentuou que esse cenário se repete também no plano nacional. “Mais de 51% dos exportadores brasileiros são micro e pequenas empresas. Outros 25% são médias empresas. Só que as grandes empresas têm 92% das exportações brasileiras. Há uma concentração muito grande em poucas empresas exportando, apesar de haver um número expressivo de micro, pequenas e médias empresas”, revelou.
Para reverter esse quadro e ampliar a participação das micro, pequenas e médias empresas no total exportado, Barral explicou que uma das estratégias é aproveitar a oportunidade do Encomex para mostrar os mecanismos oferecidos pelo parceiros governamentais.
Os Correios, por exemplo, oferecem o produto Exporta Fácil, que permite que as empresas exportem para uma gama variada de países. Outras instituições, como o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), vão mostrar suas linhas de crédito de apoio às exportações.