São Paulo – O controle da empresa brasileira de recrutamento de estudantes IE Intercâmbio foi comprado em janeiro pela MetaApply, agência com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com o negócio, que resultou na fusão das duas companhias, a IE se prepara para ampliar sua atuação internacional. Uma das metas é oferecer estudo fora do Brasil para cursos além do intercâmbio, que incluem pós-graduação.
De acordo com o CFO da IE Intercâmbio e responsável pelo processo de investimento e fusão das empresas, Cesar Vieira, a MetaApply tem uma atuação grande na Ásia e na Oceania e queria expandir seus negócios para ser uma agência global de recrutamento de estudantes. “Eles tinham uma atuação forte na Ásia e tinham o plano de expandir para a América Latina e Europa. A gente se conheceu e começou a negociar. A MetaApply comprou o controle da IE e fundiu as empresas”, afirma Vieira.
A empresa resultante da IE e da MetaApply, diz Vieira, é agora uma das maiores do mundo no seu setor de atuação. A IE vai expandir sua atuação na América Latina e na Europa, enquanto a MetaApply irá fortalecer sua presença na Ásia e na Oceania. A expansão também irá ocorrer nos negócios. Os clientes, diz o executivo, terão mais suporte das empresas mundo afora e mais serviços.
“Já temos uma presença muito grande em programas de estudo de idioma, de trabalho temporário fora do País e, agora, com essa fusão com a MetaApply, a IE vai passar a incluir no seu portfólio também o que a gente chama de higher education, a graduação, MBA e a pós-graduação”, afirma Vieira.
América Latina é prioridade no plano de expansão
“O grande objetivo da MetaApply é entrar no mercado da América Latina que, para este setor, é o mercado mais promissor. América Latina, especificamente o Brasil, a Colômbia, o México, são países que estão em crescimento muito forte, mais de dois dígitos por ano [neste setor] e que têm uma taxa de aprovação de visto para estudante muitíssimo alta”, diz Vieira. Ele observa que alguns países da Ásia têm uma taxa maior de rejeição de visto pelos países receptores de estudantes de intercâmbio.
Entre os principais destinos dos brasileiros que estudam fora do Brasil por meio de projetos de intercâmbio estão as nações de língua inglesa, principalmente Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Austrália.
“O público latino está a cada dia mais focado em investimento para estudar fora, se tornar um cidadão global, desenvolver soft skills, como a gente chama, através de estudar fora, e conhecer outras culturas. Então esse é o interesse deles na expansão para América Latina”, afirma.
Os primeiros resultados da união das empresas serão vistos já neste ano. “Estamos muito animados, estamos com previsão de investimento forte nos próximos meses ao longo do ano, em divulgação, melhoria nos nossos serviços e experiência para o cliente”, diz.
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