Alexandre Rocha
São Paulo – Não foram só os embarques do Brasil ao mundo árabe que aumentaram no primeiro semestre, as importações brasileiras de produtos árabes também tiveram um forte crescimento. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., as compra do Brasil cresceram 39,5% e chegaram a US$ 2,8 bilhões.
"O aumento do preço do petróleo foi o que teve mais impacto nas importações", afirmou Sarkis, durante almoço com jornalistas na sede da Câmara, em São Paulo. O petróleo e seus derivados respondem por 94% do total importado pelo Brasil dos países árabes, seguidos dos produtos químicos, com 2%, e fertilizantes, com 1%.
A Argélia, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos estão entre os principais fornecedores de petróleo para o Brasil. Sarkis lembrou que as receitas com a venda da commodity têm gerado "sobra de caixa" em diversos países árabes, o que vem impulsionando o boom de investimentos que ocorre nestas nações, principalmente em infra-estrutura e no setor imobiliário.