Da redação
São Paulo – Foi inaugurada oficialmente hoje (31), em Crateús, no Ceará, uma usina de biodiesel com capacidade para produzir 108 milhões de litros ao ano. Trata-se da maior planta do gênero no país, ao lado de uma outra instalada em Iraquara, na Bahia, que tem a mesma capacidade instalada. O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as duas fábricas pertencem à empresa Brasil Ecodiesel, que é a maior produtora de biodiesel do Brasil e tem outras unidades nas cidades de Floriano e Teresina, no Piauí. Segundo o ministério, a companhia deverá começar a operar ainda este ano outras três usinas em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, Porto Nacional, em Tocantins, e São Luís, no Maranhão. Com isto ela deve agregar mais 324 milhões de litros à produção anual.
A produção no Ceará, de acordo com o ministério, na realidade começou em dezembro do ano passado. A empresa já começou a entregar o produto comercializado no 2° leilão público de biodiesel realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até agora o governo, por meio da ANP, já realizou quatro leilões de compra do combustível, sendo que a Brasil Ecodiesel vendeu o maior volume, 488 mil metros cúbicos, ou 58% do total comercializado.
A companhia, sempre de acordo com o ministério, usa mamona, soja e girassol como matérias-primas do biodiesel. Ela trabalha com uma rede de produtores integrados de diversas partes do país que conta com 20 mil famílias, segundo o site da empresa. Por isso ela tem o Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo o MDA, seis indústrias têm este selo hoje e outras 10 estão com pedidos pendentes de aprovação. O governo informa que estas empresas juntas têm capacidade para produzir 1,3 bilhão de litros de biodiesel por ano e 60 mil agricultores familiares trabalham na produção de matéria-prima para elas, número que, de acordo com o MDA, poderá chegar a 200 mil até o final do ano.
Vanguarda da agroenergia
A agroenergia é uma das grandes apostas do governo e do setor privado no Brasil. Hoje a legislação autoriza a adição de 2% de biodiesel ao diesel comum no país, mistura que se tornará obrigatória a partir de 2008. Em 2010, a porcentagem subirá para 5%. Já o etanol derivado de cana-de-açúcar é utilizado em larga escala como combustível no Brasil desde a década de 70.
O governo estima que a produção de biodiesel no país deverá chegar a 3,34 bilhões de litros nos próximos quatro anos. Já a produção de álcool, que hoje gira em torno de 16 bilhões de litros, deve chegar a 23,3 bilhões no mesmo período. O governo estima que o setor vai atrair US$ 13,3 bilhões em investimentos no período, como a construção de 46 usinas de biodiesel e de 77 plantas de produção de etanol.